Somos uma confecção na região de Bom Retiro São Paulo - estamos desde 1988 produzindo e distribuido em atacado (lojistas) moda feminina chic e vestidos de festa. Com a pandemia percebemos que os nossos antigos clientes começaram a enfrentar grandes desafios, pois o mercado mudou a forma de trabalho.
Para ajudar na divulgação, começamos a digitalizar todos os nossos produtos e agora, estamos tentando ajudar cada cliente nas suas divulgações via redes sociais, que agora neste momento virou ferramenta principal.
Hoje vamos explicar um pouco sobre o público da sua loja. É certo que vc lojista já conhece a sua clientela. Mas veja que existe a clientela que visita a sua loja, e por outro lado temos a clientela que vc deseja. É importante não misturar os dois. Primeiramente defina bem qual é o tipo de cliente que frequenta a sua loja física. Para identificar o público principal da sua loja de roupas femininas, você pode seguir algumas etapas:
- Analise o tipo de produto que sua loja oferece: Quais são os tipos de roupas que você vende? São roupas casuais, roupas formais, roupas para festas ou roupas esportivas? Isso pode ajudá-lo a determinar qual grupo de pessoas pode estar interessado em seus produtos.
- Defina a faixa etária dos seus clientes: As roupas que você vende são mais adequadas para mulheres jovens, de meia-idade ou idosas? Dependendo da faixa etária, você pode adaptar sua estratégia de marketing e a escolha de seus produtos.
- Analise o estilo das suas roupas: Suas roupas são mais clássicas, modernas ou extravagantes? O estilo das suas roupas pode atrair diferentes tipos de pessoas, portanto, entender o estilo que seu público-alvo prefere pode ajudá-lo a escolher o tipo certo de roupas para sua loja.
- Observe o comportamento de seus clientes: Você pode observar como seus clientes se comportam quando visitam sua loja. Eles olham as peças mais caras ou mais baratas? Eles procuram promoções ou novas tendências? Isso pode ajudá-lo a entender as necessidades de seus clientes e adaptar sua estratégia de marketing.
- Analise seus dados de vendas: Por fim, você pode analisar seus dados de vendas para ver quem está comprando mais em sua loja. Você pode ver a idade média dos seus clientes, o valor médio de suas compras e quais são os produtos mais vendidos. Isso pode ajudá-lo a entender quem é o público principal da sua loja de roupas femininas.
Identificar claramente o seu público da loja física, ajuda entender melhor como está indo o rumo comercial da sua região. Faça essa análise para julgar se você precisaria entrar na nova era do comércio eletrônico. Se vc perceber que o público da sua região , a longo prazo, está perdendo a demanda, nesse caso fica obvio que vc precisa pensar - em fazer o comércio eletrônico e melhorar a competitividade/continuidade - ou,,, infelizmente desistir do negócio.
A importância de definição do público é de extrema importância quando vc decidir trabalhar no mercado online, mais em específico - no comércio eletrônico - pois vc não deve sair atirando para todos os lados, o custo é altíssimo para fazer isso.
No comércio eletrônico vc consegue focar a sua forçã de divulgação, sejam elas orgânicas ou pagas, fica claro que o desempenho é melhor tentar cativar uma faixa etária, do que toda a faixa etária. Uma vez definido o seu público, vc consegue focar os seus produtos para este público apenas.
O que percebemos nesses últimos anos, a cliente cai em um certo desespero e começa a misturar diversos públicos e a sua loja começa virar loja de R$ 1,99, acaba tentando fazer de tudo, até mesmo vender pizza na loja de roupa feminina. Esse tipo de estratégia de desespero só atrapalha e á longo prazo acaba fazendo com que o lojista deixe de se especializar em algum nicho e perca a sua clientela construida. Consequentemente, perde o foco que o negócio busca e tende a cada dia piorar a situação.
Quer um exemplo fácil? Comece a comprar blusinhas das barraca de rua do Brás. Nas primeiras vendas vc vai sentir que está lucrando, afinal, vc compra por R$ 10 reais e vende por R$ 30 na sua loja. Com o tempo vai perceber que na sua loja é frequentada somente pela clientela que busca produtos baratos, e a concorrência no preço vai fazer com que a cada vez perca margem de lucro. Sem falar que esses produtos possuem qualidade duvidosa e não possuem procedência alguma de regulamentação, é pior que trabalho escravo pois suja todo o mercado criando concorrência desleal.
Sabendo o seu público vc vai conseguir trabalhar melhor as suas redes sociais, e em comércio eletrônico saberá definir para quem direcionar o seu investimento em anúncios pagos. E dessa forma conseguirá agregar valor aos seus produtos podendo garantir a sua marge mde lucro.
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